Publicada em 07/09/2013

Xinguara vai receber um dos maiores artistas do mundo: Sebastião Tapajós

Pela primeira vez na história o povo de Xinguara vai poder assistir ao show cultural do violinista e concertista, Sebastião Tapajós, marcado para domingo (15) no Parque de Exposições Orlando Quagliato, como parte das festividades da 16ª Feira Agropecuária de Xinguara (FAX). Na oportunidade Tapajós traz como convidados nada menos que o cantor Nilson Chaves, o famoso contrabaixista Ney Conceição, e o violinista argentino Sergio Ábalos.
 
Sebastião Tapajós e seus convidados serão recepcionados em Xinguara pelo advogado e oficial do Cartório do Único Ofício de Xinguara, Dr. Adhemar Pereira Torres e pelo presidente do Sindicato Rural de Xinguara, advogado Dr. Joel Lobato, amigos particulares de Tapajós. De acordo os organizadores do evento, o show cultural de Sebastião Tapajós, em Xinguara será gravado em DVD pela TV Globo da Bahia, patrocinado pelo Grupo Morro Verde.
Em mais de 50 anos de carreira, Tapajós transformou-se em cidadão do mundo. Embora radicado no Rio de Janeiro, entre 1964 e 1996, sempre teve muitos compromissos no exterior, principalmente na Europa, onde fez a Alemanha de base. Boa parte da sua extensa discografia — algo em torno de 55 títulos — foi lançada naquele país.
 
Sebastião Tapajós começou a estudar violão aos nove anos de idade, tendo seu pai como professor. Mudou-se para Belém e depois, em 1963, para o Rio, sempre continuando os estudos de violão clássico. Em 1964 foi para Portugal, onde se formou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Depois estudou na Espanha com o famoso mestre Emilio Pujol, formando-se no Instituto de Cultura Hispânica. Depois de completar os estudos, voltou primeiro para Belém e depois para o Rio, procurando iniciar uma carreira de concertista. O evento que deu impulso decisivo à sua carreira foi a execução da obra-prima de Villa-Lobos, o Concerto para Violão e Pequena Orquestra, com a Orquestra Sinfônica Nacional no Teatro Municipal do Rio. A partir daí seguiram-se vários convites para concertos no Brasil e no exterior.
 
O estilo de tocar de Sebastião Tapajós é vigoroso e incisivo, e o som que tira do instrumento é cheio e encorpado. Ele gosta de utilizar efeitos percussivos, variações de timbre (do som mais doce, tocando próximo à boca do instrumento, ao mais metálico, próximo ao cavalete do instrumento), sons harmônicos, repetição ritmada de acordes em ostinato e outros recursos.
 
Em 2012, atendendo convite de seu amigo Adhemar Torres, Sebastião Tapajós e Sérgio Ábalo se apresentaram na cidade Itaporã, interior do Tocantins, onde um seleto público aplaudiu o show e evacionou os artistas, em um ginásio de esportes da cidade. Agora será a vez de Xinguara receber Tapajós e seus convidados, uma oportunidade que todos terão de reverenciar esse artista paraense, e também chamado de “Cidadão do Mundo”. 

Fonte: Blog do Edmar Brito

Pesquisar

Notícias Eventos Fotos Empresas

Publicidade

Um produto TDH Websites. Desenvolvido por Agência Fly