Publicada em 07/09/2013
Xinguara vai receber um dos maiores artistas do mundo: Sebastião Tapajós

Sebastião Tapajós e seus convidados serão recepcionados em Xinguara pelo advogado e oficial do Cartório do Único Ofício de Xinguara, Dr. Adhemar Pereira Torres e pelo presidente do Sindicato Rural de Xinguara, advogado Dr. Joel Lobato, amigos particulares de Tapajós. De acordo os organizadores do evento, o show cultural de Sebastião Tapajós, em Xinguara será gravado em DVD pela TV Globo da Bahia, patrocinado pelo Grupo Morro Verde.
Em mais de 50 anos de carreira, Tapajós transformou-se em cidadão do mundo. Embora radicado no Rio de Janeiro, entre 1964 e 1996, sempre teve muitos compromissos no exterior, principalmente na Europa, onde fez a Alemanha de base. Boa parte da sua extensa discografia — algo em torno de 55 títulos — foi lançada naquele país.
Sebastião Tapajós começou a estudar violão aos nove anos de idade, tendo seu pai como professor. Mudou-se para Belém e depois, em 1963, para o Rio, sempre continuando os estudos de violão clássico. Em 1964 foi para Portugal, onde se formou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Depois estudou na Espanha com o famoso mestre Emilio Pujol, formando-se no Instituto de Cultura Hispânica. Depois de completar os estudos, voltou primeiro para Belém e depois para o Rio, procurando iniciar uma carreira de concertista. O evento que deu impulso decisivo à sua carreira foi a execução da obra-prima de Villa-Lobos, o Concerto para Violão e Pequena Orquestra, com a Orquestra Sinfônica Nacional no Teatro Municipal do Rio. A partir daí seguiram-se vários convites para concertos no Brasil e no exterior.
O estilo de tocar de Sebastião Tapajós é vigoroso e incisivo, e o som que tira do instrumento é cheio e encorpado. Ele gosta de utilizar efeitos percussivos, variações de timbre (do som mais doce, tocando próximo à boca do instrumento, ao mais metálico, próximo ao cavalete do instrumento), sons harmônicos, repetição ritmada de acordes em ostinato e outros recursos.
Em 2012, atendendo convite de seu amigo Adhemar Torres, Sebastião Tapajós e Sérgio Ábalo se apresentaram na cidade Itaporã, interior do Tocantins, onde um seleto público aplaudiu o show e evacionou os artistas, em um ginásio de esportes da cidade. Agora será a vez de Xinguara receber Tapajós e seus convidados, uma oportunidade que todos terão de reverenciar esse artista paraense, e também chamado de “Cidadão do Mundo”.
Fonte: Blog do Edmar Brito
Fonte: Blog do Edmar Brito